• Fax: 55 65 3052-6619
    • ecotropica@ecotropica.org.br

Voluntários e ONGs vão à luta para salvar o Pantanal das queimadas

Info detail

Time: 4:25 AM - 3:35 PM
Location: Kids Corner

PERSISTÊNCIA DEMOGRÁFICA DAS ONÇAS-PINTADAS (Panthera onca) NO PANTANAL DO BRASIL - Allison Loretta Devlin

O fogo já consumiu mais de 10% do bioma brasileiro em 2020. Várias ONGs e instituições estão promovendo campanhas para ajudar a flora e resgatar animais das queimadas, confira algumas.

Saiba como ajudar o Pantanal

As queimadas e incêndios no Pantanal, que ocorrem desde julho, já destruíram o equivalente a 10% da vida de um dos biomas mais importantes do Brasil e do mundo. Segundo o Ibama, mais de um milhão de hectares já foram queimados por conta dos incêndios. Por isso, a fauna e a flora do local estão sofrendo e sendo reduzidas constantemente. 

Pantanal está sofrendo

Desde julho de 2020, o Pantanal está sofrendo com incêndios e queimadas. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) o bioma enfrenta a pior situação em mais de 20 anos. Já são mais de 25 mil focos de fogo, que atingem Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e até mesmo a Bolívia. Além disso, até mesmo a região metropolitana de Cuiabá foi atingida pela fumaça. Por isso, o governo do Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência por 180 dias.

Atualmente, há cerca de 80 viaturas e 600 brigadistas do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) em atuação na região para controlar a situação.

Além da vegetação, os animais da região do Pantanal estão sofrendo com as queimadas, muitos morreram ou perderam seus abrigos. Animais silvestres estão sendo carbonizados pelo fogo. Além disso, várias onças, que conseguiram fugir, tiveram partes do corpo queimadas também. O pantanal abriga diversas espécies, inclusive ameaçadas de extinção no Brasil.

Ademais, os incêndios começaram a avançar no Parque Estadual Encontro das Águas, no Mato Grosso, próximo à capital, Cuiabá. Segundo o governo do estado, a localidade é conhecida por deter a maior concentração de onças-pintadas do mundo.

Como ajudar o Pantanal?

Algumas ONGs e iniciativas estão trabalhando para ajudar a salvar o Pantanal. Existem programas para ajudar a vegetação, os animais e até as populações ribeirinhas que estão sofrendo com os incêndios deste ano. Então, confira uma lista com as principais iniciativas e saiba como ajudar o Pantanal.

ECOTROPICA

A ONG foi fundada em 2010 com o objetivo de resgatar animais abandonados. Contudo, a AMPARA está com uma campanha “Pantanal em Chamas” para arrecadar fundos para o resgate de animais no Pantanal em 2020. Além disso, a iniciativa está recrutando veterinários para voluntariar na região.

É possível doar pela vaquinha online: