Terça, 30 Agosto 2022 11:16

Incêndio na Área de Proteção Ambiental Baia Negra, no Pantanal, é contido com resposta imediata de brigadistas

Avalie este item
(0 votos)
Incêndio na Área de Proteção Ambiental Baia Negra, no Pantanal, é contido com resposta imediata de brigadistas Foto: Patrocínio Dimas

Na noite de ontem (28), um incêndio atingiu área dentro da Área de Proteção Ambiental Baía Negra, no Pantanal de Ladário (MS).

Membros da Brigada Comunitária da APA e do Prevfogo/IBAMA atuaram juntos e conseguiram contes as chamas. A resposta imediata da brigada comunitária foi fundamental para impedir que o fogo se alastrasse.

A brigada segue agora com o trabalho de vigilância para evitar que o fogo volte a se alastrar. João de Assis, que é um dos brigadistas da APA, nos enviou um vídeo deste trabalho.

A formação de brigadas voluntárias em comunidades do Pantanal é uma estratégia que favorece o combate às chamas. A proximidade e conhecimento dessas comunidades é fundamental para que o prejuízo ambiental seja minimizado. Além disso, os brigadistas promovem educação ambiental e transformam o local onde vivem.

A educação e a formação de brigadas permanentes e locais, além de fundamentais para a conservação, é uma maneira de as comunidades terem condições de proteção às suas casas e suas vidas.

Ler 142 vezes

Deixe um comentário