Segunda, 07 Novembro 2022 12:39

Bioparque Pantanal alerta para a importância da Piracema

Avalie este item
(0 votos)

Um dos pontos turístico mais procurados em Mato Grosso do Sul e que detém uma grande variedade de espécies de peixes, o Bioparque Pantanal destaca o período da Piracema e a importância de respeitar a paralisação da pesca nos rios . O defeso teve início no sábado (5) e segue até 28 de fevereiro de 2023, em Mato Grosso do Sul.

Biólogo e curador do Bioparque Pantanal, Heriberto Gimenêz Júnior explica que esse é um momento em que os peixes ficam mais vulneráveis à captura. “A Piracema consiste na subida dos peixes para a reprodução, muitas espécies podem se deslocar mais de dois mil quilômetros acima dos rios para poder desovar”, diz o profissional.

Segundo ele, nesse período os animais passam por uma série de transformações hormonais, onde as fêmeas, durante a subida, e os machos produzem os seus gametas para conseguir consolidar a reprodução.

“Peixes de pequeno e grande porte sobem os rios em diferentes direções, rumo as nascentes para conseguir finalizar o ciclo através da desova. Por esse motivo a pesca atrapalha a subida, acarretando na captura de matrizes que serão fundamentais para a reposição dos animais no ano seguinte”, enfatiza Heriberto.

Para a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, respeitar o período de defeso é um “comprometimento com a manutenção das espécies e a conservação ambiental, um dos pilares do complexo”.

Rosana Lemes, Bioparque Pantanal

Ler 130 vezes

Deixe um comentário