A ECOTRÓPICA - Fundação de Apoio à Vida nos Trópicos - é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, instituída em Cuiabá-MT, em 21 de Junho de 1989, declarada de Utilidade Pública Estadual, através da Lei n.º 7.006, em 22 de Maio de 1998 e reconhecida como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

Através de suas ações conservacionistas, contribui não só para a melhoria do relacionamento do homem com o meio ambiente, mas também defende a natureza e todo seu meio como base de sustentação de toda forma de vida.

Tem por missão "Contribuir para a conservação e preservação dos recursos naturais e a manutenção da qualidade de vida nos ecossistemas tropicais brasileiros". Assim, através do seu Projeto de Proteção da Biodiversidade “in situ”, foram adquiridas junto ao Parque Nacional do Pantanal, quatro áreas de fundamental importância: Acurizal, Penha e Rumo ao Oeste localizadas na Serra do Amolar, e a nordeste do Parque, a Dorochê. Estas áreas foram declaradas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN’s) e hoje somadas ao Parque Nacional do Pantanal temos aproximadamente cerca de 190.000 hectares de áreas protegidas.

No ano 2000 as RPPN´s junto com o Parque Nacional do Pantanal foram declaradas Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO e fazem parte também da Reserva da Biosfera do Pantanal.

Nos últimos anos, se consolidou com o amplo trabalho de preservação das Reservas e melhoria do meio ambiente, fortalecendo as relações Institucionais com participação em fóruns e Conselhos Estatais.

Hoje, tem contribuído de forma direta para a recuperação dos efeitos das queimadas severas que afetaram o Pantanal recentemente.